Postado em 25 de Junho de 2015 às 10h00

COMTUR empossa novos conselheiros

Turismo (38)

COMTUR empossa novos conselheiros

Instituído em 1998 sob caráter consultivo, o conselho deve incentivar as ações voltadas à formulação, implantação e execução da Política Municipal de Turismo.

A primeira reunião do Conselho Municipal de Turismo, realizada na tarde de quinta-feira reuniu diversos representantes do setor hoteleiro e gastronômico da cidade, além das associações ligadas ao turismo. Após dois anos da criação do Conselho Municipal de Turismo, Esporte e Cultura – (Comtec), o poder executivo de Barra Velha promove a reestruturação visando estreitar as ligações com o turismo. A assembleia teve início com a posse dos oito representantes do governo e em seguida o presidente da Fumtec, Thiago Pinheiro, explanou sobre como deveria ser feito a escolha dos membros da sociedade civil.

Em consenso, os candidatos optaram por não fazer eleição, e sim uma conversa para definir o nome. “Fico muito contente com a forma que começou essa gestão do conselho. Definir o nome após uma conversa ao invés de uma eleição é muito mais significativo. É sinal que ele realmente representa aquele setor,” disse Thiago. Assim definido, oito vagas foram distribuídas entre representantes da sociedade civil, da seguinte forma: CDL (01), Associações Ligadas ao Turismo (02), Hotéis, Pousadas e Similares (01), Restaurantes, Bares e Similares (01), Imobiliárias (01) e Agências de Turismo (02).

Fernanda Caroline Becker presidiu o COMTEC durante dois anos e agora está novamente entre as titulares das agências de viagens. A turismóloga afirma que o período em que ficou a frente do conselho foi de grande valia, pois “serviu como mais uma experiência profissional, pelo contato com pessoas competentes em suas áreas, pela disseminação de ideias e a conclusão de que podemos fazer melhor sempre pela nossa cidade,” disse ela.

No entanto, Fernanda destaca que o fato de ser um conselho com as três áreas distintas, infelizmente nem sempre supria as expectativas de todos e isso foi gerando desmotivação para alguns. Com a reestruturação do Conselho, estreitando os laços com o turismo, ela acredita que será mais fácil debater, propor parcerias e construir propostas de gestão que esteja em acordo com os interesses econômicos, sociais e ambientais locais.

A partir de agora o Conselho se reunirá para definir o regimento interno e escolher a mesa diretora para dar início aos trabalhos. A próxima reunião está marcada para acontecer no dia 13 de julho às 15h na Câmara Municipal. Os debates são abertos à população, porém só os conselheiros é que tem direito a voto. 

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

Defesa Civil Municipal participa do Congresso Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa Científica e de Seminário do CONADEN14/03/18Eventos são promovidos pela Defesa Civil de Santa Catarina A Defesa Civil de Barra Velha participou nesta segunda-feira, 12, em Palhoça, do Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (CONADEN) e do Congresso Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa Científica. Promovidos pela Defesa Civil de Santa Catarina os eventos buscam avaliar a......
Feira de Artesanato da Barra recebe apresentação da Academia de Letras04/07/17Seccional de Barra Velha participa com contação de histórias e outras atividades literárias No próximo sábado, 8, a Praça Lauro Carneiro de Loyola vai receber mais uma edição da Feira de Artesanato da Barra. Promovida pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura, a feira terá......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)