Postado em 27 de Julho de 2015 às 16h57

Operação Elpídio Barbosa encerra as atividades em Barra Velha

Turismo (39)

Durante dez dias o grupo de 25 acadêmicos realizou mais de 100 oficinas no município
Barra Velha sediou no sábado, 25, o encerramento do Projeto Rondon. A Operação Elpídio Barbosa, como foi denominada, é a décima missão do projeto realizado pela Udesc e abrangeu seis cidades do norte catarinenses recebendo 240 rondonistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Brasília. Do dia 15 a 25 de julho, os rondonistas instalaram-se nos municípios e auxiliaram a comunidade. Em sua maioria, são acadêmicos que utilizam o período de férias para essa imersão e, mais do que isso, participaram de uma intensa troca de informações e saberes com moradores e com os membros desse intercâmbio. 

O cronograma de atividades é criado pelos gestores do projeto em parceria com as prefeituras, que indicam as prioridades de cada local. O grupo de 25 estudantes que ficou instalado em Barra Velha realizou palestras de diversos temas para crianças, profissionais da rede de ensino e moradores como: humanização no atendimento de secretarias municipais, bullying, boas práticas de manipulação de alimentos. Oficinas também convidavamm as crianças a interagir: criação de brinquedos com materiais recicláveis, atividades lúdicas e recreativas e artes cênicas. 

Uma das principais ações desenvolvidas pelo grupo foi a revitalização da Praça Lauro Loyola. Durante três dias os acadêmicos deram uma nova cara a um dos principais atrativos da cidade pintando o palco e a sede da Fumtec, alvo de vândalos ao decorrer do tempo. “Já estávamos orçando para fazer a pintura e essa ajuda veio na hora certa. Nós compramos todo o material necessário e eles entraram com a mão de obra. Essa ação gerou uma economia de R$5 mil aos cofres da Fumtec,” comentou o presidente Thiago Pinheiro. 

Entre os integrantes do grupo estava Jean Bender, acadêmico natural de Chapecó. “Todos somos capazes de mudar o mundo, pois somos agentes de transformação. Se apenas um grupo de pessoas consegue mudar e despertar tantos sentimentos em uma cidade por dez dias, imagine o mundo inteiro se contagiar desse sentimento.”

Mais Sobre o Projeto Rondon:
Criado por meio da Portaria nº 1192/2010, o Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do Estado de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.

A atuação extensionista tem proporcionado aos acadêmicos a percepção de que a Instituição de Ensino Superior cumpre com o princípio de que é imprescindível para a formação do profissional sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá que enfrentar.

  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -
  • Barra Velha -

Veja também

Realezas da 21ª Festa Nacional do Pirão visitam cidades da região.21/08/17Evento acontecerá entre os dias 06 a 10 de setembro em Barra Velha e contará com um atrativo a mais no ano de 2017. O presidente de Turismo Daniel Pontes da Cunha junto com a realeza da Festa do Pirão, Rainha Thauana, primeira princesa Thaina e segunda princesa Diandra estiveram visitando cidades da região. A caravana já passou pelas cidades de: Luis Alves, Blumenau, Timbó, Itajaí, Balneário Camboriú, São Francisco do Sul, Joinville, Barra do Sul, Canoinhas, Mafra, Rio......
Roteiro Caminhos do Interior é criado em Barra Velha02/02/16      A reunião realizada na Prefeitura de Barra Velha na tarde de segunda-feira, 01, oficializou a implantação da rota turística “Caminhos do Interior” no município. A iniciativa da......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)