Durante dez dias o grupo de 25 acadêmicos realizou mais de 100 oficinas no município Barra Velha sediou no sábado, 25, o encerramento do Projeto Rondon. A Operação Elpídio Barbosa, como foi denominada, é a décima missão do projeto realizado pela Udesc e abrangeu seis cidades do norte catarinenses recebendo 240 rondonistas de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais e Brasília. Do dia 15 a 25 de julho, os rondonistas instalaram-se nos municípios e auxiliaram a comunidade. Em sua maioria, são acadêmicos que utilizam o período de férias para essa imersão e, mais do que isso, participaram de uma intensa troca de informações e saberes com moradores e com os membros desse intercâmbio.
O cronograma de atividades é criado pelos gestores do projeto em parceria com as prefeituras, que indicam as prioridades de cada local. O grupo de 25 estudantes que ficou instalado em Barra Velha realizou palestras de diversos temas para crianças, profissionais da rede de ensino e moradores como: humanização no atendimento de secretarias municipais, bullying, boas práticas de manipulação de alimentos. Oficinas também convidavamm as crianças a interagir: criação de brinquedos com materiais recicláveis, atividades lúdicas e recreativas e artes cênicas.
Uma das principais ações desenvolvidas pelo grupo foi a revitalização da Praça Lauro Loyola. Durante três dias os acadêmicos deram uma nova cara a um dos principais atrativos da cidade pintando o palco e a sede da Fumtec, alvo de vândalos ao decorrer do tempo. “Já estávamos orçando para fazer a pintura e essa ajuda veio na hora certa. Nós compramos todo o material necessário e eles entraram com a mão de obra. Essa ação gerou uma economia de R$5 mil aos cofres da Fumtec,” comentou o presidente Thiago Pinheiro.
Entre os integrantes do grupo estava Jean Bender, acadêmico natural de Chapecó. “Todos somos capazes de mudar o mundo, pois somos agentes de transformação. Se apenas um grupo de pessoas consegue mudar e despertar tantos sentimentos em uma cidade por dez dias, imagine o mundo inteiro se contagiar desse sentimento.”
Mais Sobre o Projeto Rondon: Criado por meio da Portaria nº 1192/2010, o Núcleo Extensionista Rondon – NER/UDESC vem possibilitando o intercâmbio dos acadêmicos e a inserção da Universidade em diferentes áreas de conhecimento e em diversos cenários do Estado de Santa Catarina, na busca do desenvolvimento regional.
A atuação extensionista tem proporcionado aos acadêmicos a percepção de que a Instituição de Ensino Superior cumpre com o princípio de que é imprescindível para a formação do profissional sua efetiva interação com a sociedade, seja para se situar historicamente, para se identificar culturalmente ou para referenciar sua formação técnica com os problemas que um dia terá que enfrentar.
Veja também
Cidade esquenta os tambores para a chegada do carnaval11/Fev/201911/02/19há 1 ano e 11 meses Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 201911/02/2019Barrafolia acontece entre os dias 01 e 04 de março com muita música na Praia CentralCom muito samba no pé e animação, Barra Velha se prepara para mais uma edição do Carnaval Barrafolia. Serão quatro dias de festa com bandas, DJ’s, escola de samba e a presença dos tradicionais blocos. A programação montada pela Fundação de Turismo, Esporte e Cultura (FUMTEC) ganhou novo modelo com o objetivo de economizar o recurso......
Carnaval Barra Folia embala as noites de Barra Velha11/Fev/201611/02/16há 4 anos Quinta-feira, 11 de Fevereiro de 201611/02/2016 A pedido da população a Fundação Municipal de Turismo, Esporte e Cultura de Barra Velha alterou a programação do carnaval. A princípio a festa estava programada para acontecer na Sociedade......
BARRA VELHA CELEBRA 56 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA JUNTO COM A POPULAÇÃO07/Dez/201707/12/17há 3 anos Quinta-feira, 07 de Dezembro de 201707/12/2017No dia 07 de Dezembro de 2017 o município de Barra Velha completou 56 anos de emancipação política, e quem recebeu o presente foram os moradores e turistas da cidade. Na quinta feira, foi realizado na praça Lauro Carneiro de......