Postado em 28 de Fevereiro de 2018 às 09h04

Secretaria Municipal de Educação oferece sistema de educação especial e inclusiva

Imprensa Prefeitura (84)

Serviço melhora a auto-estima e autonomia dos estudantes

Barra Velha Serviço melhora a auto-estima e autonomia dos estudantes Desde 2010, os métodos pedagógicos de inclusão vêm ganhando espaço nas escolas da rede municipal de ensino. Hoje, são atendidos...

Desde 2010, os métodos pedagógicos de inclusão vêm ganhando espaço nas escolas da rede municipal de ensino. Hoje, são atendidos aproximadamente 100 alunos com diagnóstico de deficiência nas unidades escolares. A iniciativa permite que o aluno se sinta acolhido no ambiente escolar, independentemente da sua condição.

De acordo com as normas da Política Nacional da Educação Especial, o programa busca contribuir para formação de ambientes educacionais mais inclusivos. Estudantes com deficiência, transtornos global do desenvolvimento, altas habilidades/super dotação podem ser atendidos, segundo o decreto 6.571 de 2008, que trata do atendimento educacional especializado.

No momento da matrícula do aluno, a escola informa a Secretaria de Educação. Esta, por sua vez, vai agendar uma triagem com o aluno que será avaliado por uma equipe multidisciplinar que conta com psicóloga, fonoaudióloga, terapeuta ocupacional e coordenadora de Educação Especial. Ao fim da avaliação, o mesmo é encaminhado para as escolas e, caso necessário, para o Atendimento Educacional Especializado, (AEE). Nenhuma escola pode negar a matrícula para alunos com deficiência.

O AEE é um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, considerando cada situação específica. Para a contínua participação do aluno na escola e sala de aula, o Atendimento Educacional Especializado é realizado no contra turno em que frequenta a sala de aula. Ao todo, são cinco Salas de Recursos Multifuncionais. A Semec também contrata auxiliares de educação especial. Estes profissionais ajudam os professores regentes com alunos que são dependentes para as atividades de vida prática e diária como alunos que utilizam cadeira de rodas ou que necessitam de auxílio para a alimentação, entre outros.

“Percebemos avanços na auto-estima e na autonomia adquiridas pelos alunos depois da aplicação das medidas. E ainda vemos bons resultados desse trabalho, com estudantes que estudaram em nossas escolas e hoje estão na universidade”, relata Márcia Aparecida Rodrigues, coordenadora municipal de Educação Especial.

 

Veja também

Empresa dá início às obras de fixação do molhe Sul da Boca da Barra08/11/1790 metros de molhe serão fixados na primeira fase do projeto A empreiteira Adrimar, vencedora da licitação e responsável pela execução da obra de fixação do molhe Sul da Boca da Borra, deu início à primeira etapa do projeto nesta segunda-feira, 6. A obra de fixação dos 163 metros custará ao poder público o valor de 3.072.021, 41 reais, deste montante, o Governo do Estado firmou......
Defesa Civil Municipal participa do Congresso Regional Sul da Associação Brasileira de Pesquisa Científica e de Seminário do CONADEN14/03/18Eventos são promovidos pela Defesa Civil de Santa Catarina A Defesa Civil de Barra Velha participou nesta segunda-feira, 12, em Palhoça, do Seminário Catarinense de Avaliação dos Alertas do Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (CONADEN) e do Congresso Regional......

Voltar para (Novidades de Barra Velha)