Tratamento é gratuito e pode ser feito na UBS mais próxima
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado no dia 24 de março, a Vigilância Epidemiológica de Barra Velha promove campanha contra a doença no município. A equipe vai oferecer palestras para médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes de saúde, nos dias 24 de março e 2 de abril, na Câmara de Vereadores. O trabalho será realizado para repassar aos profissionais da saúde os dados atualizados da doença no município, assim, ações preventivas poderão ser realizadas.
Transmitida pelo ar por uma bactéria, a Tuberculose pode afetar em 90% dos casos o pulmão. Nas demais situações a doença também pode trazer problemas para outros órgãos e sistemas do corpo. Na forma pulmonar seus principais sintomas são: tosse por mais de três semanas, emagrecimento, febre, cansaço excessivo e suor noturno. Segundo Vinicius Machado Caniato, médico da Vigilância Epidemiológica, a Tuberculose tem cura, mas precisa ser tratada corretamente.
O município oferece tratamento de forma gratuita, nas unidades básicas de saúde. O paciente precisa ir ao posto de saúde de seu bairro para tomar a medicação diariamente. Em situações de doentes acamados ou muito debilitados a medicação será feita em domicílio, pelas agentes comunitárias de saúde. Todas as unidades estão capacitadas para o diagnóstico e tratamento da doença.
Os grupos que apresentam maior chance de adoecer são crianças menores de 10 anos, pessoas com mais de 60 anos, pacientes com doenças que comprometem a imunidade como diabetes, doenças reumáticas auto- imunes portadores do vírus HIV, privados de liberdade, moradores de rua, e população indígena.
A melhor forma de prevenção é manter portas e janelas bem abertas para facilitar a ventilação. Ao sinal de algum dos sintomas, o indicado é procurar o posto de saúde mais próximo para realizar os exames.
Barra Velha passa a fazer parte da Zona Eleitoral de Balneário Piçarras24/Out/201724/10/17há 3 anos Terça-feira, 24 de Outubro de 201724/10/2017Mudança obedece lei de recomposição de zonas eleitoraisDe acordo com a lei 7.971 de 2017, que regulamenta a recomposição das zonas eleitorais do interior de Santa Catarina, a partir de 13 de novembro, Barra Velha passará a integrar a 68ª Zona Eleitoral, de Balneário Piçarras. Com a mudança, os 25.145 eleitores pertencentes à Comarca local da juíza Nayana Scherer passam a fazer parte da jurisdição......
Prefeitura de Barra Velha inicia Campanha de Mudas04/Abr/201804/04/18há 2 anos Quarta-feira, 04 de Abril de 201804/04/2018Pedidos podem ser realizados de 02 de abril a 25 de maioA Prefeitura Municipal de Barra Velha por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca – SEAPP, dá início à temporada de pedidos para a Campanha de Mudas. Plantas ornamentais, árvores frutíferas......
Valter Zimmermann vai à Brasília solicitar recursos para construção de UPA em Barra Velha18/Dez/201718/12/17há 3 anos Segunda-feira, 18 de Dezembro de 201718/12/2017Chefe do executivo buscou apoio de ministros e deputados federaisO prefeito Valter Zimmermann iniciou o mês de dezembro viajando para Brasília. Segundo o prefeito, a viagem foi motivada pela busca de recursos e parcerias com lideranças políticas para a construção da Unidade de......